ANDROLOGIA
ASSISTÊNCIA A SAÚDE SEXUAL, REPRODUTORA E HORMONAL MASCULINA.
DISTÚRBIOS SEXUAIS
Ejaculação precoce, ejaculação retardada, disfunção erétil e problemas penianos.
APARELHO REPRODUTOR
Diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas aos órgãos reprodutores masculinos.
REPOSIÇÃO HORMONAL
Reposição da testosterona através de implantes, gel ou comprimidos.
A ANDROLOGIA E SUAS ÁREAS DE ATUAÇÃO
A andrologia é a subespecialidade da urologia que consiste na assistência à saúde masculina, com ênfase no cuidado, diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas à função sexual, aparelho reprodutor e função hormonal. O foco principal da Andrologia é abordar o homem de uma forma integrada, com o objetivo de prevenir ou tratar situações que possam levar à disfunção sexual, alteração hormonal ou infertilidade masculina.
Problemas de ejaculação e orgasmo.
- Ejaculação precoce: ocorre quando o estímulo sexual é processado de forma acelerada, gerando orgasmo e ejaculação em um tempo que não é suficiente para a satisfação do homem ou de sua parceria
- Ejaculação retardada: situação na qual o estímulo sexual é processado de forma muito lenta, podendo levar até a ausência de orgasmo. Demora para ejacular, ou mesmo não ejacular, também pode causar insatisfação no homem, incômodo na parceria e ser associada a insatisfação sexual.
Os tratamentos dos distúrbios ejaculatórios são variáveis, e incluem medicações orais, mudanças de comportamento e no estilo de vida, uso de cremes anestésicos apropriados e outras medidas.
REPOSIÇÃO HORMONAL
Os hormônios sexuais são fundamentais tanto para o desenvolvimento físico quanto para a função reprodutiva normal de homens e mulheres.
Ao contrário das mulheres, não se espera que o homem entre em um processo semelhante à menopausa. O metabolismo do sexo masculino é altamente dependente de testosterona para sua atividades habituais, como energia laboral, concentração mental, sono e força física. A deficiência de testosterona no homem deve sempre ser corrigida, salvo em raras exceções.
SINTOMAS DA FALTA DE TESTOSTERONA
⚠️Irritabilidade;
⚠️Cansaço;
⚠️Insônia;
⚠️Sonolência excessiva pela manhã;
⚠️Redução da energia;
⚠️Ganho de peso;
⚠️Redução da massa magra;
⚠️Disfunção erétil;
⚠️Redução do desejo sexual.
A testosterona pode ser reposta de diversas formas, porém requer acompanhamento de perto, pois, se não realizada de forma correta e responsável, traz risco para quem usa.
FORMAS DE REPOSIÇÃO DA TESTOSTERONA
✅Implantes de testosterona;
✅Testosterona injetável;
✅Gel de testosterona e
✅Comprimidos
A opção de tratamento deve ser individualizada para cada caso, para que não ocorra prejuízo para a fertilidade do homem. O uso de testosterona traz resultados, mas deve ser feito com responsabilidade.
DISFUNÇÃO ERÉTIL
Conseguir uma ereção satisfatória e mantê-la durante o ato sexual é muito importante para o bem estar do homem. O mecanismo de ereção é complexo e pode ser influenciado por diversos fatores, como psicológicos, doenças associadas, uso de medicações, hábitos de vida, problemas hormonais e idade. Sua incidência aumenta muito com a idade, porém pode ocorrer em qualquer fase da vida do homem.
Existe uma associação entre disfunção erétil e doenças cardiovasculares. Homens que desenvolvem disfunção erétil estão mais propensos a desenvolver problemas cardíacos, como angina e infarto.
Uma avaliação integral da saúde masculina é sempre indicada quando ocorre disfunção erétil. Após a correção ou controle de todos os fatores de risco, persistindo com o problema, temos os seguintes tratamentos disponíveis:
✅Medicamentos orais;
✅Injeções intracavernosas;
✅Implante de prótese peniana.
PROBLEMAS PENIANOS E SUAS CIRURGIAS
Alguns problemas urológicos mais graves, como a disfunção erétil refratária ao tratamento clínico e a Doença de Peyronie, requerem intervenção cirúrgica para a sua resolução. As cirurgias penianas são bastante delicadas e a sua indicação deve ser feita com bastante critério, no momento correto e individualizada para cada pessoa.
Doença de Peyronie é uma situação em que ocorre uma tortuosidade no pênis durante ereção, podendo dificultar ou mesmo impedir a penetração. Seu tratamento deve ser individualizado para cada caso, e pode envolver as seguintes técnicas que podem ser combinadas, se necessário:
✅Plástica peniana com enxerto;
✅Plicatura peniana;
✅Colocação de prótese peniana.
PRECISA DE ATENDIMENTO?
Agende a sua consulta e vamos cuidar da sua saúde.
